Vertentes de Mim
 
O CAMINHO DIVINO
 
 

Uma das coisas mais difícil de imaginar é um universo infinito; e com ele dimensionar um progresso infinito, um processo infinito de compreensão das realidades e uma extensão infinita para a evolução do pensar e sentir. Como pode algo se estender para sempre? Sem fronteiras, sem limites, com as quais lidamos todos os segundos de nossa existência. Mais intrincado ainda é imaginar um universo finito, ou formado por uma sucessão de finitos...

Buscar respostas a estas perguntas é melindroso até, mas quem nunca se perguntou? Allan Kardec diz que "o infinito é uma abstração". Talvez, se usássemos a imaginação, poderíamos conceber o universo em duas dimensões: tempo e espaço, e, pra facilitar, visualizaríamos que este universo contém e está contido na superfície de uma bexiga. Sendo soprada, a bexiga teria um limite e estouraria ao ultrapassá-lo. Uma vez mais imaginemos que ela não estoure nunca, que pudesse ser indefinidamente soprada. Se, olharmos de fora, como mero observador do processo, de certo modo teria um fim, pois estamos observando o acontecimento (estamos fora do universo).

Ocorre, entretanto, que estamos vinculados a ele, e se cada um de nós nos movêssemos (caminhássemos por nosso universo) nessa bexiga, enquanto ela estiver infinitamente sendo inflada, não teríamos limite algum. Parece que o universo tem propriedade semelhante. Se caminharmos ao redor da bexiga, não acabaríamos voltando ao ponto de partida? Nunca, mesmo que nos pareça semelhante- e não se deve esquecer que aqui, a bexiga é constantemente soprada, sem que estoure.

Nosso universo íntimo (aquele de que é composto e compõe cada um) parece também exibir essa mesma característica...

Não é à toa que tanto homens notáveis tenha evidenciado isso em seus pensamentos. Em especial, o mais notável deles, Jesus que asseverou sermos deuses e podendo, cada um de nós, fazer até mais do que ele próprio fez. Palavras dele. Portanto, nosso caminhar deve ser o caminhar de uma proposta divina, como se fosse a prática do desenvolvimento do projeto de felicidade plena que a providência divina reservou para cada um de nós.

O caminho divino, atribuindo a ele características do universo onde existimos e vivemos, ao expandir-se (lembrem da bexiga), qualquer caminho nosso será sempre uma curva, uma linha. Ao ser esticado (como na bexiga), qualquer caminho transforma-se numa linha, que num plano seria uma reta. Ou seja, se o menor espaço entre dois pontos num plano é uma reta e a menor distância entre dois pontos situados no espaço é uma curva, e, por isso todos os caminhos simplificados pela menor distância e pela facilidade de transpô-la, logo o caminho divino (nosso caminho) é uma coisa natural, bastando a nós existirmos para caminhá-lo.

Quando não existe barreiras nosso caminhar é repleto de mensagens que nos orientam para o processo de "passear" pelo caminho divino- que é todo o universo que nos cerca, no dizer de Pessoa: "sou do tamanho daquilo que vejo."

Não existe um caminhar, mas vários caminhos, que nos levam a um só lugar: a expansão cada vez maior de nossa consciência. Que possamos usufruir das possibilidades de nosso caminho, pois, o caminho de cada um é único. Aprendamos a caminhar em várias direções, fazendo de nossos passos o único caminho possível em que podemos nos movimentar.

Na questão 779 de O Livro dos Espíritos, Kardec pergunta: "O homem possui em si a força de progredir ou o progresso é produto de um ensinamento?"A resposta foi a seguinte:"O homem se desenvolve por ele mesmo, naturalmente. Mas nem todos progridem ao mesmo tempo e da mesma forma. É então que os mais avançados ajudam o progresso dos outros, no contato social"

 

Visitem meu outro blog: http://umcasal.blogspot.com



Escrito por Ivan às 19:24:09
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO VICENTE, PARQUE PRAINHA, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, Música, Cinema e vídeo, teatro, leituras, passeios
MSN - ivanildojosedaluzfilho@hotmail.com


HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Callianteia
 UOL - O melhor conteúdo
 Luz de Luma
 Mas, hein?
 1000 imagens
 Idade da Pedra
 Espelho Feminino
 Teatro da mMente
 Esperando o Dia Amanhecer
 Jardim dos Girassóis
 Nas Estrelinhas
 Eu E Os Outros Eus
 Minha Lua
 Sammy In Sampa
 Nós Por Nós
 Gira Mundo, Gira Eu Girassol (Lidiane)
 LHNCR
 Loira Em Fuga
 Paula Dandolini
 Cá Entre Nós (Gui)
 De Ponta cabeça (Christiani Rodrigues)
 Palavras 1 (Patty)
 Vivendo Um Dia De Cada Vez (Advi "Morena" Catarina)
 Bonequinho de Luxo (Cristiano Contriras)
 Estátua da Fonte (Andressa Pacheco)
 Laço do Infinito (Tathiana)
 Uivos da Loba (Loba)
 Amar- Ela (Daniela Mann)
 Sem Grilo (Vivian)
 Sola Sol 3 (Karin)
 Heart's Place (Drika)
 Blogue da Magui (Magui)
 Páginas Viradas (Samara)
 Blogando Idéias (Joseane)
 (Maria Bonita)
 Koly Asas (Koly)


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!