Vertentes de Mim
 

Faz tempo que não escrevo sobre o Pedro Henrique- para os novos leitores que não conhecem essa criaturazinha  de três anos e meio, podem acessar os posts de 13/05/05, 16/04/05, 20/04/05, 17/05/05, 24/05/05, 13/06/05, 24/05/05, 13/06/05, 01/08/05, 14/10/05 31/10/05 (com foto), 10/01/06 e 09/05/06 e 07/07/06. 

Recentemente quis achar um jogo da memória para dar ao meu filho. Minha idéia era ensiná-lo a jogar e jogar com ele às vezes. Saí à procura do brinquedo e não conseguia achar um a contento. Sua mãe, então, recortou uns cartõezinhos e desenhou alguns pares de desenho. Qual não foi a minha surpresa quando ela me contou do interesse que ele demonstrou em jogar. E ainda por cima, mostrou ser um detentor de uma memória invejável- ou subestimada por mim!

Eu desenho melhor que a mãe do Pedro Henrique e, resolvi fazer mais cartas quando ela deu a idéia de que eu desenhasse números. Gostei da idéia e, além dos números, desenhei pares de vogais maiúsculas e minúsculas, todas coloridas. Esse moleque, minha gente, pirou o cabeção (como diz um amigo fã do O Surto- que nem quero saber por onde anda, he he he). A regra é simples: ele ganha um parabéns e uma comemoração quando ele acerta os pares e diz a letra ou o número. Afinal, como minha intenção é educativa, não quero que ele se preocupe com a competição, e sim com o aprendizado. O resultado, para meu contentamento, é que ele já sabe contar de uma à nove e conhece as vogais "gandes e pequenas", como ele mesmo diz, he he he!

Onde quero chegar com isso? Bom, nos próximos dias eu pretendo formar palavras simples com as vogais e, fazer um outro jogo da memória. E assim, sucessivamente.

Aliás, por falar em aprendizado, uma amiga em comum com a mãe dele conseguiu uma v aga numa escolinha municipal. As escolas e cheches de São Vicente são referência estadual. De fato, conheço um pouco do trabalho deles e sei que a organização e dedicação às crianças, considerando que são de funcionários públicos, é exemplar (desculpem, mas mesmo se algum de vocês é funcionário público, devem saber do que estou falando...), é exemplar.

Sua avó tratou logo de comprar uma mochila do "momi aranha", uma toalhinha, uma "ecova" com estojinho, um sabonetinho "dionson i dionson" e um copinho "adul", como ele fala ao se referir à cor azul.

Mudando o assunto, outro dia ele pediu para deitar comigo enquanto assistíamos um dos meus dvds (ele tem bom gosto), quando ele pediu: "papai, póto deitar com votê?". Deitou e eu perguntei se ele queria um carinho. Ele respondeu que sim: "na cabeta". É, como já devem ter prcebido, ele não fala as sílabas que tem o som daa letras "s" ou "g" ou "x".

Minha mãe lhe deu um bicicleta e lá vamos nós dar aquela volta no bairro. Mesmo com rodinhas na bicicleta, ele consegue tomar alguns tombos. E, quando cai diz: "ato qui mi dei mau". Mas, persistente, levanta, e colta a pedalar, como se nada tivesse acontecido.

Outro suplício é ir à locadora. Se vou com ele, não posso voltar de lá sem trazer um filme para ele. Aliás, devo dizer que ele só insiste em trazer um filme para ele se eu estiver trazendo um para mim. Então, porque outro dia eu tinha comprado quatro dvds para ele (os dois A Era do Gelo, Chicken Littlle e Madagascar), fui sozinho à locadora e não trouxe nada a ele. Quando ele viu que na sacolinha não tinha dvd para ele, fez cara feia e, enfático, repetia: "não quelo falar com votê...!". Ô garoto perseverante...

Resolvi procurar uns livros que eu pudesse ler para ele. Não encontri muitos, mas levei um que falava de um ursinho que fazia amizade com a lua. Cada página uma ilustração com cores suaves, de fácil entendimento e, embaixo das ilustrações, os textos da história. Não deu muita atenção. À noite, sua mãe contou a história, antes de ele dormir, e a atenção pareceu a mesma. No dia seguinte, insistia: "mamãe, quelo dumí, mas conta a histólinha pá mim?". He he he, esse garoto vai virar um intelectual assim! Agora, preciso arranjar outro livro, que não aguento mais contar a história do ursinho Bino. E ele já sabe de cor, quadro à quadro.

Para terminar, devo esclarecer que meu filho é uma cirnaça como muitas outras, e que, por vezes, tenho aborrecimentos com ele sim. Mas, não é por isso que vou escrever sobre suas disposições negativas, não é? Se registro somente os momentos de contentamento e ternura neste blog, é porque tenho sempre a impressão de estar aprendendo mais com ele do que ele comigo. Diante dessa generosidade que parece brotar espontaneamente dele, jamais devo aviltar qualquer nuace de nossa relação.

 

Agradeço o carinho recebido e a paciência nesta minha época de ausência.

Acessem o blog da Rosa. Ela é portuguesa, mora nos EUA e, uma dia, entrou aqui no blog e me fascinou com seu comentário e seguintes. agora, ela está aprendendo a fazer o seu blog. Vamos lá dar aquela força? Acessem http://marcas.vida.zip.net.

Estou pensando em voltar com o blog Por Todos os Lados. O que acham?

Beijo no coração de todos vocês!



Escrito por Ivan às 16:29:55
[] [envie esta mensagem] []


 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]  
 
 



Meu perfil
BRASIL, Sudeste, SAO VICENTE, PARQUE PRAINHA, Mulher, de 26 a 35 anos, Portuguese, Música, Cinema e vídeo, teatro, leituras, passeios
MSN - ivanildojosedaluzfilho@hotmail.com


HISTÓRICO



OUTROS SITES
 Callianteia
 UOL - O melhor conteúdo
 Luz de Luma
 Mas, hein?
 1000 imagens
 Idade da Pedra
 Espelho Feminino
 Teatro da mMente
 Esperando o Dia Amanhecer
 Jardim dos Girassóis
 Nas Estrelinhas
 Eu E Os Outros Eus
 Minha Lua
 Sammy In Sampa
 Nós Por Nós
 Gira Mundo, Gira Eu Girassol (Lidiane)
 LHNCR
 Loira Em Fuga
 Paula Dandolini
 Cá Entre Nós (Gui)
 De Ponta cabeça (Christiani Rodrigues)
 Palavras 1 (Patty)
 Vivendo Um Dia De Cada Vez (Advi "Morena" Catarina)
 Bonequinho de Luxo (Cristiano Contriras)
 Estátua da Fonte (Andressa Pacheco)
 Laço do Infinito (Tathiana)
 Uivos da Loba (Loba)
 Amar- Ela (Daniela Mann)
 Sem Grilo (Vivian)
 Sola Sol 3 (Karin)
 Heart's Place (Drika)
 Blogue da Magui (Magui)
 Páginas Viradas (Samara)
 Blogando Idéias (Joseane)
 (Maria Bonita)
 Koly Asas (Koly)


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!